domingo, 6 de fevereiro de 2011

A lágrima do Rei

Dizem que chorar faz bem. Que as pessoas que guardam para dentro são as que deprimem mais. Sinal de fraqueza embaraçoso e algo ridículo, mas que alivia, alivia. Depois de uma boa dor de cabeça, de um bom desgosto amoroso, de uma boa desgraça, não há nada como uma lagrimazita desajeitada, uns soluços, um kleenex, uma boa maquilhagem e uns óculos de sol.

Portanto eu gostava de saber qual o problema do povo em relação aos Sportinguistas. Quer dizer, uma pessoa desloca-se ao estádio, paga o bilhete, é ordeira, farta-se de gritar, está a 18 pontos, leva três do último lugar, fica sem o único capaz de nos fazer não perder e ainda é criticada por chorar?

Uma pessoa emociona-se, que aquilo é muita gente a bater palmas num estádio empatado! E está lá o Liedson a dizer qualquer coisa ao microfone que não se percebeu, embora ele se tenha fartado de falar e que provoca um turbilhão de sentimentos. Na senhora que arrastou o leão de peluche pelo metro do Campo Grande em hora de ponta e que se farta de chorar; no senhor amarelado de ar zangado que encolhe a lágrima como um guerreiro; no senhor menos contido, mais sensível, que nem consegue tirar a fotografia tal é a emoção.

É a lágrima terapêutica. Não sei se pelos 3 golos, se pelo 3º lugar, se pelos 32 pontos, se pelos 10 anos em que não fomos campeões, se pelo discurso tocante do Liedson. O que interessa é chorar. Para ver se as coisas melhoram. Raio de crise.

4 comentários:

  1. Foi assim que nascemos. A chorar. E não há provérbio que lhe sirva, como ao seu contrário, do estilo "o último a rir rirá melhor". É certo que há lágrimas de crocodilo. Não são as tuas. Vê-se que sofres mesmo. Mas podes sempre optar pelo Benfica. Para te poupares. Que isto da crise dá pano para mangas, e ainda a procissão vai no adro. Espero que não para ti. Os futebóis te bastarão, j'en suis sure. Berta

    ResponderEliminar
  2. deixa lá maga, eu entendo-te. se eu fosse do sporting tb choraria! ih ih ih ih ih

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez peço que me desculpes, Margarida. Não pude conter o riso ao ler este texto. De tanto rir, acho que até me veio a tal lagrimazita. No entanto ando preocupado também com o Porto. Não arranjas um tempinho para lhe dedicares uma crónica? É que aqueles jogadores andam tão alheados durante os desafios...

    ResponderEliminar
  4. lololol ... Esta noite ( dê por onde der ...) convém ter os kleenex à mão, que a lua anda traiçoeira e a gente emociona-se com estas coisas :))))

    ResponderEliminar